domingo, 31 de maio de 2009

Tudo que sobe....

tem que descer, não concordam? Temos diversos exemplos na nossa vida: bolsa de Valores, viagem de avião, libido masculina...

Mas na corrida de hoje houve uma completa exceção à regra: tudo que subiu, continuou subindo!!! Eu explico...

Como tinha colocado no post anterior, participei hoje da Corrida Fundação Torino, no bairro Belvedere, local em que faço muitos treinos. Como o chip foi entregue junto com o kit, pude dormir um pouquinho mais (6:20h) e chegar às 7:20h na arena. Antes da prova, como é de praxe, encontrei Pepe, Magrão e outros amigos da comunidade do orkut Corredores de BH. Cumpri o ritual básico: ir ao banheiro, guardar a mochila no guarda-volumes, ir ao banheiro de novo e dar um trotezinho para "soltar"... Hoje tava difícil de aquecer! A arena foi montada ao lado de um parque, o dia amanheceu friozinho, então o trote não deu pra deixar as pernas prontas, mas não é problema, vambora!

A largada atrasou um pouquinho por causa da execução dos hinos brasileiro e italiano (a Fundação Torino faz parte do Fiat Group, por isso a ode à Itália), mas não prestei atenção se largamos muito depois das 8hs. Logo nos primeiros 300 metros, o percurso já dava um aperitivo do que seria toda a prova: um morro, 50 m de percurso, mas o suficiente para aumentar a frequência cardíaca a níveis não muito confortáveis, e começar a pensar: o que estou fazendo aqui? Como sou muito mulherzinha, olhei pra ele e disse: não é você que vai me derrubar!!!!!!!!!!!

E fomos por um percurso, cheio de subidas desafiantes (muitas!), descidas de estourar os joelhos (poucas...), clima sempre agradável (solzinho confortável, sem o característico vento do Belvedere), postos de hidratação a contento, até quando chegou ele: o km 8...

Nesse ponto da prova, não estava preocupada com tempo (nem poderia...), mas confesso que pensava quando chegaria o "retorno" das diversas subidas que tivemos. Na marca do km 8, parecia que a minha cabeça não aceitaria outra condição: teríamos que descer ou ao menos, correr no plano, senão quebraria! E logo após a placa, veio o quê? Mais um morro! Então, não teve jeito: eu caminhei...

Foram uns 200 ou 300 metros, tempo suficiente para colocar os miolos no lugar, esquecer a dor crônica no ombro e partir pra guerra! Guerra contra as dores, contra o pensamento negativo, contra a ausência de outras pessoas correndo junto (a prova tinha bem menos competidores do que as Adidas da vida...) e focar em um único lugar: a linha de chegada.

E cheguei: ainda simulei um sprint final para o Magrão (que provavelmente terminou uns 20min antes de mim) e cruzei a linha de chegada em 1'11".

Independente do tempo feito, das dificuldades da prova, essa corrida me fez descobrir - ou redescobrir - uma faceta que tava meio esquecida dentro de mim... Eu gosto do difícil!!!!

Agora é curtir a semana de aniversário (amo!), treinar bem e pensar na próxima dificuldade!!!!

Beijos a todos e keep running!!!!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Domingo de sobe-desce!


Oi, amigos, tudo bem? Curtindo a sexta feira ou descansando para os longões do final de semana?

Eu estou descansando, pois participarei no domingo, dia 31 de maio, da III Corrida e Caminhada Fundação Torino - Pela União dos Povos. O percurso da corrida será 10K e da caminhada, 4K, com largada às 8hs da manhã.

Falando no percurso... A corrida iniciará no bairro Belvedere, irá pela Estrada de Nova Lima, retornando para o bairro. E querem saber? Tem uns morrinhos de dar gosto!!!! Como treino lá 2 vezes na semana, pelo menos, estou um pouco acostumada com o sobe-desce. Mas para os que estão acostumados às corridas planas da Lagoa da Pampulha, será um novo desafio.

Mas valerá a pena, principalmente pelo percurso fora do lugar comum das corridas de BH!

Então, é sebo nas canelas (que gíria idosa!) e keep running!!!!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Doar sangue é doar vida!!!

Oi, amigos, tudo bom? Ótimas provas e treinos?

Andei sumida na última semana, problemas de ordem computacional (tenho que comprar um novo!) me fizeram só conseguir postar hoje...

Hoje não fiz meu treino por um ótimo motivo: fui doar sangue. A mãe de uma grande amiga fez uma cirurgia delicada e complicada, e precisava de 20 doadores de sangue. Então, fui ao Hemominas fazer minha doação e queria compartilhar com vocês algumas reflexões que fiz.

Acho que somos pessoas abençoadas, por termos saúde e disposição para fazer nosso esporte tão querido, participar de provas, quebrar recordes mundiais pessoais, enfim, sermos felizes em utilizar o nosso corpo. Que pena é que tanta gente está hospitalizada, impedida de executar tarefas mais básicas de sua vida...

Considero, assim, que a doação de sangue é um gesto insubstituível, que dá esperança de vida a muita gente. E é muito fácil, basta comparecer ao hemocentro da sua cidade; em BH, existe a possibilidade até de agendar sua doação (o que fiz hoje, e funciona!).

Bem, pensemos nisso!

Grande abraço a todos e keep running!

domingo, 17 de maio de 2009

Domingo de Braskem Eco Run - e de novos amigos

Oi, amigos, tudo bom?

Então chegou o dia: Braskem Eco Run 2009 em Belo Horizonte!

O dia amanheceu friozinho, um pouco nublado em Belo Horizonte, aquele típico ar de outono-inverno que eu amo! Acordei cedinho, descansada depois de 8 horas de sono (isso mesmo, fui dormir antes das 22hs...) e às 7 horas, já estava na arena, montada no Marco Zero da Lagoa da Pampulha. Assim, tive tempo de sobra para pegar o chip, deixar a mochila no guarda-volumes (minha incentivadora, mamis, tá de pé quebrado, então fiquei órfã), fazer o último pipis e ir pra largada.

Meu objetivo era correr a prova entre 55 minutos e 1 hora, por isso, me posicionei no pelotão intermediário - não havia delimitação por ritmo na largada, por que os organizadores aqui em BH insistem em não implantar esse sistema? E da largada, já observei um fato que, acredito, esteja acontecendo em todas as grandes cidades do Brasil: o boom da corrida, notadamente entre as meninas.
Digo isso baseado em algumas observações que fiz hoje:
- Não tenho esse dado exato, mas percebi que grande parte das corredoras estava fazendo o percurso de 5K. Acredito que a grande maioria dos corredores inicia no mundo das provas competindo uma 5K. À medida que se evolui, é natural passar para as competições de 10K.
- Como todo boom, há uma tendência à elitização. Nessas corridas, não existe o lema da corrida: "um tênis no pé e a vontade na cabeça". Havia o super tênis (com cara de novinho), o vestuário de primeira linha (provavelmente adquirido na loja onde foram pegar o kits), os iPod's, Garmin, Polar, etc e tal. Antes que os meus amigos (principalmente das antigas) digam: "cadê a patricinha que estava aqui?", respondo: continuo adorando roupinha e tênis novo, tenho um iPod com Nike+, e já quero comprar um tênis novo. Não estou criticando, foi só um comentário...

Então, vamos à corrida! Planejei manter um pace de 5'30" durante todo o percurso, dessa forma faria em 55 minutos e alcançaria o que objetivei. Comecei nesse ritmo, confesso que nem vi a placa do Km 1, com tantos corredores você só consegue deslanchar a partir do Km 2, onde passei com 12'01", portanto acima do que queria. Já nessa hora sabia que não conseguiria diminuir o pace para completar a prova em 55 min, mas não fiquei chateada, queria fazer a prova com tranquilidade.

E assim fui até o final. Prova completada sem contratempos, sem dores, nem nada, em 1h02". Acredito que tenha diminuído o ritmo nos últimos 2 kms, mas não tem problema!!!!

Ah, mas essa corrida foi mais do que especial, por dois motivos: finalmente conheci duas pessoas queridas, que saíram dos blogs para o mundo real!!!!
Antes da corrida, encontrei George "Pepe", um curitibano sangue-bom que foi hoje só acompanhar sua esposa e tirar fotos, pois o lance dele são as maratonas (São Paulo que te aguarde, ?)
E depois da corrida, vi aquele moço magro, alto, e pensei: só pode ser o Magrão! Uma pessoa querida, simpática, fiquei muito feliz de tê-lo conhecido, viu?

Resumo da ópera: domingo perfeito, com corridas e novos amigos!

Grande beijo a todos e keep running!!!!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Circuito Braskem Eco Run

Oi, amigos, tudo bom? Feito bons treinos e boas corridas?

No próximo domingo, dia 17, ocorrerá em BH a Corrida Braskem Eco Run. A prova terá 4000 corredores e será realizada na Lagoa da Pampulha, percurso mais que tradicional de Belô.

Teremos percursos de 5 e 10K e os kits estão sendo entregues, hoje e sábado, na loja Centauro do BH Shopping.

Essa será a segunda corrida de 2009 e depois do fiasco da Circuito Adidas, espero fazer uma boa prova, correr entre 55min e 1 hora. O tempo for realmente o que a meteorologia prevê (entre 17° e 19°), quem sabe rola um recorde mundial pessoal?

Amigos de BH, quem mais participará desta prova?

Abraços a todos e keep running!!!!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Um novo parâmetro

Oi, amigos!!!! Saudades demais de vocês!!!!!

Primeiramente, quero me desculpar pela ausência. A minha vida tá uma correria só, fazendo jornada tripla (casa-trabalho-estudo), então o tempo tá curto para encontrar vocês... Mas sempre que rola um tempinho, entro nos blogs dos amigos para saber as novidades.

Mas queria contar para vocês um feito, um recorde pessoal, que obtive no último domingo. Pela primeira vez, ultrapassei a barreira de 1 hora e 20 minutos de treino, e sem caminhar!!!!

Corri 90 minutos e segundo a marcação do meu Nike+iPod, o percurso totalizou quase 14K, numa frequência cardíaca média de 160. Corri no Belvedere, lugar tradicional de treinos aqui de BH, e foi bastante interessante porque "fugi" da manjada volta na Lagoa Seca, me aventurando pelo bairro, subindo uns morrinhos aqui, outros acolá, curtindo o momento...

Outro ponto interessante é que não me senti exaurida, sem fôlego, e nem com dores nas pernas. Acredito que estou atingindo um novo patamar no meu treinamento, com a real possibilidade de correr uma meia maratona no segundo semestre.

O que acharam? Estão orgulhosos dessa corredora aqui?

Grande abraço e keep running!!!!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

De viagens, shows...

Oi, amigos, saudades de vocês!!!! Como estão, treinando bastante?

Como coloquei no post anterior, estive em São Paulo no feriado de 1º de maio. Não sei se já comentei, mas sou fascinada, apaixonada por lá desde pequena quando, na contramão de todos os "normais", passava férias na casa da minha tia, em plena Zona Norte! Podem me chamar de maluca, mas trocava qualquer praia, sítio, casa de a, para ficar uns dias tentando absorver um pouco da grandeza de Sampa.

E mais uma vez, foi uma viagem fantástica! Estava na companhia de amigos queridos e nossa anfitriã, Cris, nos recebeu como sempre, maravilhosamente bem! Para nós, esportistas, destaco a visita que fizemos ao Museu do Futebol. Vocês não tem noção do tão espetacular que é!
Para começar, fica debaixo das arquibancadas do Pacaembu, o que é uma emoção diferente. E todo o museu é uma exaltação ao futebol brasileiro! O mais emocionante, na minha opinião, foi ver os gritos, a explosão de torcidas de todo o país através de telões sobrepostos, o que nos colocava dentro delas: fantástico!!!!!

Corridas? Nenhuma, apesar de que passeamos no Parque do Ibirapuera, mas só turismo mesmo... Enfim, foram 4 dias puramente divertidos, mini-férias, para recarregar as baterias!!!

Que já comecei a gastar hoje, com deliciosos 8K e aquela endorfina que me faz amar mais tudo isso!!!

Beijos da empolgada mineira-paulistana e keep running!!!!