domingo, 30 de agosto de 2009

Fila Night Run - excelente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Oi, queridos amigos desse cantinho, como vão todos?

Dessa vez, não houve interferência da Globo, da BhTrans ou horário de verão: a Fila Night Run foi night mesmo!! Mas vamos começar do começo...

O local da prova foi a manjadíssima Pampulha, palco de 90% das corridas de Belo Horizonte, portanto você sabe tudo sobre o local, como chegar, onde estacionar, etc e tal... Por saber de tudo isso, saí de casa (mentira: de um churrasco, sem beber um copo de cerveja) com bastante antecedência e foi a minha sorte, pois a dificuldade para estacionar já era um prenúncio da quantidade de pessoas que participariam da prova.

Já na chegada, encontrei o capitão Magrão e fomos para os procedimentos de praxe: pegar o kit, ir ao banheiro, colocar as conversas em dia e ir pra largada. Antes da prova, encontrei duas estreantes nas corridas: a minha querida amiga Pati Lara e a Sofia, do blog Amor Engorda. Encontros rápidos, mas espero encontrá-las em muitas provas por aí!

O mais engraçado foi a largada: sem querer, encontramos todos os Web Runners (Aline, Leo, Jeff, Vivi), além dos queridos Pepe e Lígia. Dessa vez, até estava com a pulseirinha correta do meu pelotão, mas seria impossível chegar lá na frente, era um mar de gente! Ficamos por ali no Pelotão Noruega mesmo e depois de uns 3, 4 minutos, pisamos o tapete e começamos a corrida...

Bem, comecei a tentar correr, pois sabem como são essas provas da moda, paredões enormes se formam na sua frente, você tem que desviar dos caminhantes (não entendo como eles não se direcionam pro lado direito e ficam ali, à esquerda, atrapalhando quem quer correr!), enfim só consegui imprimir um ritmo de corrida a partir do Km 4!

Eu estava tranquila, sem nenhum cansaço, mantendo uma frequência cardíaca confortável, enfim nunca me senti tão bem numa prova. Do Km 6 ao Km9, mantive o pace de 6'00"min/K, e quando vi a placa do Km9, pensei: será que hoje consigo dar aquele sprint final? E fui... Fiz o último km em 5'30", nem eu acreditei!!!!!!!!!!

Terminei a prova em 1'02", tempo normal, mas imagino que, se não tivesse quebrado tantas vezes o ritmo, poderia ter feito em menos de 1 hora. Será???

Beijos a todos e keep running!

P.S.: Imagem roubada do orkut do Magrão...

domingo, 23 de agosto de 2009

I9 Solidari Run

Oi, amigos, como vão todos?

Hoje participei da I9 Solidari Run, corrida de 10K, no Belvedere, meu tradicional local de treinos. Confesso que não estava muuuuito animada para esta prova. Além de não ter feito todos os treinos da semana, tive uma festa ontem. Resultado: dormi tarde e pouco...

O vento que doía ontem aqui em BH, continuava pela manhã, o que tornou o acordar quase impossível! Como sou muito mulherzinha, nada de desânimo: levantei e fui!!!!!!!!!!!

Apesar de ter feito a inscrição para os 10K, decidi fazer somente 5K. Primeiro, por que não estava me sentindo 100%; segundo, por que o meu joelho decidiu ficar dolorido e não queria arriscar nessa prova...

Comecei num ritmo conservador, pois sabia das ladeiras que viriam, o lance era poupar no início para não quebrar... E nessa toada fui, até o fim.

Tempo? Um mediano 35'21", alto para os padrões de corridas de BH (feitas na Pampulha), mas bom para o sobe-e-desce do Belvedere.

Agora é retomar os treinos com dedicação, pois sábado temos Fila Night Run! E dessa vez, é night mesmo!

Beijos a todos e keep running!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Contradições - e mais lições!


O que dizer de Ielena Isinbayeva no Mundial de Berlim?

O choro dela ao não ultrapassar o sarrafo doeu em cada um de nós, principalmente nos meninos (incluindo o repórter da Sportv que a entrevistou), ver olhos tão bonitos e tão decepcionados...

E o que aconteceu com essa atleta, maior nome da história do salto com vara, a única mulher a ultrapassar a barreira dos 5m?

Na entrevista ao repórter Fernando Saraiva, ela diz que a vida pessoal influenciou-a, a ponto de se tornar mais importante que o esporte. Disse, ainda, que terá que repensar sobre essa interferência, no que isso pode prejudicá-la mais...

Se para nós, pobres mortais, problemas pessoais atrapalham a nossa performance, imagina para um atleta de elite? Mas como nos dissociar deles, para que a nossa corrida não seja influenciada por eles? Reflexões a serem feitas... Gostaria da opinião de vocês!

Grande abraço e keep running!

domingo, 16 de agosto de 2009

Assombro


Assombro

sm.1. Grande admiração ou espanto; PASMO
2. Pessoa ou coisa que causa assombro (1), admiração; PRODÍGIO

Esse é o sentimento que tive, ao assistir nesta tarde gelada em BH, noite quente em Berlim, à prova de Usain Bolt. Em absurdos 9,58s, ele percorreu 100 metros, rumo à glória. Glória se não maior, mas equivalente a Jesse Owens que, jogou na cara de Hitler, a derrota da superioridade ariana, naquele mesmo estádio.

O que mais me impressiona em Bolt é a auto-confiança. Ele sabe do que é capaz, conhece cada músculo do seu corpo, e direciona os seus esforços para a vitória. Num primeiro momento foi chamado até de anti-esportista, mas não é isso: ele se garante, sem menosprezar os adversários. Simplesmente sabe que é o melhor.

Diante de um Estádio Olímpico de pé e ensurdecedoramente calado, ele fez suas graças na apresentação: fez o gesto de braços (marca registrada) e sinalizou que ia "voar"... E voou... Deixou o americano Tyson Gay, detentor da melhor marca da temporada, aterrorizado e foi, como um leopardo, rumo à consagração.

Acho que devemos aprender algo com Usain: trabalharmos incansavelmente para sermos os melhores, mas sem perder a leveza e o prazer.

É isso aí: como praticante e admiradora do atletismo, dou minhas reverências a Bolt!

Grande beijo e keep running!!

domingo, 9 de agosto de 2009

Meio sumida...


Oi, amigos, como vão todos? Treinando muito?

Ando meio sumida aqui do cantinho e do cantinho de muita gente, mas é que estou estudando, muito, muito para um concurso que farei em setembro. Este concurso foi, inclusive, o motivo de que começasse a correr, já que tem prova de aptidão física. O edital saiu no início da semana passada e estou absolutamente focada nos livros. Então, até o dia 13 de setembro, a prioridade máxima são os livros: de manhã (acordo às cinco...), durante o dia (leio no trânsito, no banheiro, enquanto almoço!), à noite (até lá pras duas, três da manhã...). Não reclamo, já que a escolha é toda minha, mas já ficando exausta!

Não larguei os treinos e as corridas, só diminuí um pouco a carga de treinamentos, que chegava a 5, 6 dias na semana. Agora faço 4 treinos por semana, até porque não posso perder condicionamento físico.

Em relação às provas de agosto, BH está repleta delas:
- 16 de agosto - 2ª Corrida Nado Livre/Águas do Treme - na verdade, esta prova não será em BH, mas no resort Águas do Treme Lake Resort, em Inhaúma, a 83K de BH. O resort é lindo e os participantes da corrida poderão usufruir do resort (day use).
- 23 de agosto - i9 Solidari Run - será no Belvedere, meu habitat natural de treinos. Corridas lá são tradicionalmente difíceis, muitas subidas e descidas, para quem só treina no planinho da Pampulha, se torna puxada... Esta corrida terá diversas ações sociais incluídas, como doação de agasalhos e livros, doação de percentual do valor obtido com as inscrições para instituições beneficientes, plantio de mudas de árvores.
-29 de agosto - Fila Night Run - só um comentário: será que neste ano será Night mesmo?!?

De todas, só estou inscrita para a Fila. Ainda não sei se participarei das outras, pois o meu calendário de estudos tá muito apertado...

Beijos a todos e keep running!

domingo, 2 de agosto de 2009

Circuito Caixa - como foi!

Oi, amigos, tudo bom?

Hoje corri a etapa Belo Horizonte do Circuito Caixa de Corridas de Rua. Este Circuito faz parte do ranking CBAt/Caixa de corredores de rua e os melhores ao final da temporada garantem patrocínio da Caixa para o ano de 2010. O que isso significa para mim? hahaha, nada! Eu sou do Pelotão Noruega, corro para me divertir, mas dá um ânimo extra ver o Giomar, por exemplo, passar por você (lembrando: você está no KM1 e ele já tá no KM4, mas tudo bem!).

Mas falando da minha prova, tinha tudo para dar errado. Eu estou num ritmo alucinante de estudos, portanto fiquei o sábado todinho com a "b" pregada na cadeira e dormi com um pouco de dor de cabeça. Para melhorar, no meio da madrugada, uma cólica se instalou e só foi embora lá pras quatro da manhã... Confesso que, quando acordei, pensei 1 milhão de vezes se ia sair do aconchego do meu cobertor para correr...

Ainda bem que fui, pois a prova foi ótima! Tranquilidade total para chegar, pegar chip, deixar a mochila no guarda-volumes. O único porém pré-prova foi a quantidade pequena de banheiros. Outro aspecto positivo é que não estava mega-lotado como a Adidas, percebia-se que, quem estava correndo, não era a turminha da "moda".

Me posicionei láááááá no Pelotão Noruega e tracei como estratégia manter o mesmo ritmo e quem sabe ter fôlego aumentar a velocidade nos últimos 2K. Fiquei feliz demais, pois consegui manter exatamente o mesmo pace até o fim - e o melhor, lembram-se do "jovem" que serviu de coelho para mim na Adidas? E não é que o ultrapassei hoje! Eu estou demais!

Resumo da ópera: fiz num tempo normal (1'03"), mas sem sofrimento. Para mim, foi excelente!

Beijos a todos e keep running!