segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mais um benefício da corrida...

(É a terceira vez que tento escrever este post... Quando vou finalizar, o post se apaga automaticamente... Vou quebrar esse comp!!!)
Oi, amigos, tudo bom? Já descansados dos treinos e provas do final de semana?
Reproduzo aqui no nosso cantinho a reportagem enviada pela Cris, minha amiga mega-ultra-competente jornalista da Folha de São Paulo.
Estudos mostram mais um benefício da prática da corrida. Além de ser boa para o coração, os pulmões, melhorar o sono, o sexo, nos faz enxergar mais e melhor!!!!
Corrida previne problemas de visão, sugerem estudos

Exercício reduz risco de catarata e degeneração macular; mesmo quem não corre longas distâncias tem benefícios
Pesquisas foram feitas com 41 mil corredores; segundo médicos, a prática diminui hipertensão e outros fatores que podem levar às doenças
Correr pode reduzir o risco de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade, sugerem novos estudos da Universidade de Berkeley (EUA). Os maiores ganhos foram verificados em atletas, mas mesmo pessoas que correm distâncias menores foram beneficiadas.
Um dos trabalhos analisou informações de mais de 40 mil corredores durante sete anos e verificou que os homens que correram cerca de 64 km semanais tiveram 35% menos chance de ter catarata do que aqueles que corriam menos de 16 km por semana.Os pesquisadores compararam ainda os dados dos homens com melhor condição cardiorrespiratória aos dos menos preparados e viram que os atletas mais velozes apresentaram menos queixas da doença.
A corrida também foi benéfica em distâncias menores. Outro estudo realizado na mesma universidade analisou 152 homens e mulheres e constatou que aqueles que correram entre 2 km e 3,8 km por dia estavam 19% menos suscetíveis a ter degeneração macular do que as que se exercitaram por menos de 2 km diários.
Para o pesquisador em oftalmologa esportiva Marinho Scarpi, os resultados sugerem que a corrida pode ajudar na prevenção da catarata e da degeneração macular por evitar problemas como hipertensão, diabetes e obesidade, que são fatores de risco para as duas doenças.
Estudos anteriores já apontavam que outras atividades físicas podem reduzir tais fatores, mas exercícios vigorosos como a corrida se mostraram mais eficazes. "Com exceção da exposição à luz solar, os atletas, em geral, cuidam mais de si mesmos e de sua alimentação."Segundo ele, a prática também ajuda no controle do metabolismo do açúcar e reduz o consumo de cigarro e álcool entre seus praticantes, fatores de proteção já conhecidos.
O ponto alto dos estudos de Berkeley, avalia Scarpi, é a indicação de que mesmo quem não alcança tão longas distâncias pode ser beneficiado. "Não é necessário correr 10 km por dia para reduzir os riscos",
Outro estudo, feito em 2006 na Universidade de Medicina de Kaunas, na Lituânia, testou 210 pacientes com cerca de 60 anos internados para cirurgias de catarata e verificou que o aumento da opacidade das lentes oculares foi maior em pessoas sedentárias. Os pesquisadores creditam o resultado, entre outros fatores, ao acúmulo de radicais livres, presentes em maior concentração no organismo de quem não pratica atividades físicas.
Décio Oliveira Castro, 72, correu pela primeira vez em uma São Silvestre, em 1953. "Sem treino e descalço", conta. Tomou gosto pelo esporte e hoje percorre 76 km semanais. Nos fins de semana, corre cerca de 23 km diários, incluindo subidas no percurso.
Ao contrário de outros membros de sua família, Castro não sofre de hipertensão, de diabetes ou de problemas de visão. "Leio qualquer coisa sem ajuda de óculos. Remédios, só para dor muscular, comuns após maratonas."
Rubens Belfort Júnior, oftalmologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), afirma que o estudo traz dados interessantes, que podem sugerir novas investigações. "Talvez a exposição à luz ultravioleta, que é geralmente tida como agravante, não afete tanto seu surgimento", diz.A degeneração macular e a catarata estão entre as principais causas de cegueira em adultos no mundo. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 350 mil pessoas precisam fazer a cirurgia de catarata todos os anos.
Bem, é isso! Hoje farei um treininho básico de 10K, para compensar o final de semana, de muita festa e pouco asfalto!
Beijos a todos e keep running!

2 comentários:

  1. Oi Patti

    Legal este blog. Super informativo. Para nós os amantes da corrida estes estudos nos deixam ainda mais felizes não é mesmo? afinal temos mais um motivo para continuar correndo.

    Keep running girl!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Patty:
    Obrigada pela informação. No meu caso, nada resolveu para eu não ter problemas com o olho, mas é um caso raro, podes crer! E agora, estou aqui, sendo proibida de correr até segunda ordem! Rs. Espero voltar daqui a um mês. A minha visão (olho direito)volta ao normal em 6 meses! Vamos nos previnir: quem tem miopia alta (mais que 5 graus) façam exames prebventivos de fundo de olho todos os anos, com um oftalmologista especialista em retina (retinólogo). Nem todos são, portanto, fiquem alertas!
    Bjs e muito obrigada pelas palavras em meu blog! Até mais!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu pitaco!