domingo, 17 de maio de 2009

Domingo de Braskem Eco Run - e de novos amigos

Oi, amigos, tudo bom?

Então chegou o dia: Braskem Eco Run 2009 em Belo Horizonte!

O dia amanheceu friozinho, um pouco nublado em Belo Horizonte, aquele típico ar de outono-inverno que eu amo! Acordei cedinho, descansada depois de 8 horas de sono (isso mesmo, fui dormir antes das 22hs...) e às 7 horas, já estava na arena, montada no Marco Zero da Lagoa da Pampulha. Assim, tive tempo de sobra para pegar o chip, deixar a mochila no guarda-volumes (minha incentivadora, mamis, tá de pé quebrado, então fiquei órfã), fazer o último pipis e ir pra largada.

Meu objetivo era correr a prova entre 55 minutos e 1 hora, por isso, me posicionei no pelotão intermediário - não havia delimitação por ritmo na largada, por que os organizadores aqui em BH insistem em não implantar esse sistema? E da largada, já observei um fato que, acredito, esteja acontecendo em todas as grandes cidades do Brasil: o boom da corrida, notadamente entre as meninas.
Digo isso baseado em algumas observações que fiz hoje:
- Não tenho esse dado exato, mas percebi que grande parte das corredoras estava fazendo o percurso de 5K. Acredito que a grande maioria dos corredores inicia no mundo das provas competindo uma 5K. À medida que se evolui, é natural passar para as competições de 10K.
- Como todo boom, há uma tendência à elitização. Nessas corridas, não existe o lema da corrida: "um tênis no pé e a vontade na cabeça". Havia o super tênis (com cara de novinho), o vestuário de primeira linha (provavelmente adquirido na loja onde foram pegar o kits), os iPod's, Garmin, Polar, etc e tal. Antes que os meus amigos (principalmente das antigas) digam: "cadê a patricinha que estava aqui?", respondo: continuo adorando roupinha e tênis novo, tenho um iPod com Nike+, e já quero comprar um tênis novo. Não estou criticando, foi só um comentário...

Então, vamos à corrida! Planejei manter um pace de 5'30" durante todo o percurso, dessa forma faria em 55 minutos e alcançaria o que objetivei. Comecei nesse ritmo, confesso que nem vi a placa do Km 1, com tantos corredores você só consegue deslanchar a partir do Km 2, onde passei com 12'01", portanto acima do que queria. Já nessa hora sabia que não conseguiria diminuir o pace para completar a prova em 55 min, mas não fiquei chateada, queria fazer a prova com tranquilidade.

E assim fui até o final. Prova completada sem contratempos, sem dores, nem nada, em 1h02". Acredito que tenha diminuído o ritmo nos últimos 2 kms, mas não tem problema!!!!

Ah, mas essa corrida foi mais do que especial, por dois motivos: finalmente conheci duas pessoas queridas, que saíram dos blogs para o mundo real!!!!
Antes da corrida, encontrei George "Pepe", um curitibano sangue-bom que foi hoje só acompanhar sua esposa e tirar fotos, pois o lance dele são as maratonas (São Paulo que te aguarde, ?)
E depois da corrida, vi aquele moço magro, alto, e pensei: só pode ser o Magrão! Uma pessoa querida, simpática, fiquei muito feliz de tê-lo conhecido, viu?

Resumo da ópera: domingo perfeito, com corridas e novos amigos!

Grande beijo a todos e keep running!!!!

4 comentários:

  1. Parabens! Mandou muito bem!

    Agora é foco na meia da Praia Grande :OP


    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ai Pati, show essa corrida parabéns menina, só faltou algumas fotos aqui para ilustrar mais ainda o seu blog...Quanto a sua mãe eu desejo melhoras a ela.
    Que legal que conheceu mais dois amigos que eram virtuais.
    Boa semana.
    Bjs
    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fala, Pati! Contando os minutps nas corridas? Rsrs. Obrigada pelas constantes visitas ao meu blog! Estou voltando aos treinos em breve, muito em breve! Parabéns pela prova! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pati, parabéns pela prova.
    Um super beijo pra vc e me desculpa não ler seu post antes, ok?
    Tenha uma ótima semana.

    ---> tutta <---
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu pitaco!