segunda-feira, 3 de maio de 2010

Alegria e um bocadinho de dor...


Oi, amigos, como vão todos?

Enfim, chegou. A prova que não estava nos planos iniciais do ano, mas que se tornou quase que uma obsessão tal o esforço que fiz para corrê-la, bateu na minha porta.

A semana foi de muito descanso e quase nenhum treino. Fiz somente 40 minutos de trote levíssimo na quinta feira, mais para sentir a mínima confiança no joelho do que qualquer outra coisa. Não senti dores nem durante o treino, nem depois.

O restinho da semana passou voando, então sábado chegou rapidinho... Do aeroporto, fomos (eu e Cintia) direto pro ginásio do Ibirapuera buscar o kit. De lá, encontrei mais alguns amigos #twittersrun (Vinicius, sua esposa e a doce Angelina, Ainá, Rê e Ruy, And) e fomos almoçar...

Desta vez, o jantar #twittersrun começou mais cedo, pedido que eu fiz milhares de vezes para o Anderson... Na Meia da Corpore, senti a falta de sono e desta vez não queria ter este problema. Conversas deliciosas, comida boa, risadas mil, o jantar sempre é aquele momento de relaxar e descontrair, perfeito pré-prova!

No domingo, rotina pré-prova cumprida à risca: acordei com calma, banho, café, caminhada tranquila até a largada, na Ponte Estaiada (a casa da Cintia é ao lado!). Os #twittersrun tinham marcado o ponto de encontro na entrada do Setor Verde, de onde a maioria largaria. Por lá, encontrei @alevanini, @antoniocolucci, @YaraAchoa (ou Joaquim?) e @nunesvinicius - meu grande companheiro! Colucci faria a maratona; Yara, Alê e Cintia iriam pros 10K e a dupla dinâmica de tagarelas, aventurariam os 25K.

Saímos láááá no fundão, o que foi emocionante, ver aquele mar de corredores subindo a Ponte Estaiada... E o nosso time se completou com a xurupitinha @liliansilvapp, querida magrela lá do interior (Presidente Prudente)!


Logo após a Ponte Estaiada, nos separamos. Colucci e Lilian imprimiram um ritmo mais forte, as meninas dos 10K também estavam em outro ritmo, enfim ficamos Vinicius e eu, na nossa batalha...

Desde o início, o sol já dava as suas caras, com a largada às 9hs (para abrir o Esporte Espetacular), não poderia ser diferente. Entretanto, até o km 8, estava confortável, sem atrapalhar. Depois que passamos um túnel (me desculpem, mas não lembro o nome...), o calor começou a castigar... E adivinha quem também disse "oi"? Sim, o meu joelho...

Começou a doer discretamente, quase um incômodo leve... Não dava atenção, a minha conversa com Vinícius estão tão interessante, tão rica, raciocino que corri uns 10K mantendo a dor sob controle.

A partir do km 20, mais de duas horas correndo, as forças para me manter feliz, otimista, ignorar o joelho, diminuiu absurdamente... O Vinícius pode confirmar, mas neste momento, parei de conversar (podem falar: o quê??? Isso é impossível!)! Não tinha forças de completar mais do que 3 frases completas e geralmente dizia: o meu joelho tá apitando...
Comecei a entoar o mantra para este momento de que a cabeça quer desistir: não pense, deixe o corpo fazer o que ele sabe... Vagner, nunca vou esquecer do que me disse - "para quem dá um duro danado, só há uma regra: não existe tem a hipótese de desistir!". E eu sei o duro que dei - e dou!!

Além disso, a companhia do Vinicius, como na Meia da Corpore, foi importantíssima! Durante estes 5 longos quilômetros, foi conversando, me incentivando, até o fim! E ainda tivemos força (de onde tiramos???) para o sprint final!!!!

As falhas de organização da Yescom continuam as mesmas: prova com horário absurdo de largada, postos de hidratação sem água ou água quente, Gatorade só no km 23...

Minha temporada de provas longas do 1º semestre chegou ao fim. Tenho um trato com o ortopedista para começar a fisioterapia imediatamente, para que o meu joelho se recupere plenamente... E também quero descansar, há sete meses venho treinando intensamente para muitas provas. Usarei este mês de fisioterapia para planejar o próximo semestre, traçar as metas, escolher nova assessoria, enfim será um tempo de reflexão!

Vinícius, muito obrigada!!! Foram duas provas especiais e a sua companhia foi imprescindível!!! Semestre que vem tem mais!!!!

Beijos a todos e keep running!!!

15 comentários:

  1. #aisim Pat!
    Só faltou o Doce de Leite!
    Parabéns pela prova e principalmente pela determinação.
    Superação é isso.
    Bom descanso e melhor retorno aos treinos.
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci
    http://toticolucci.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Aê Pati, sensacional! Aos poucos você vai destruindo tudo, arrebentando as distâncias! Correr 25 km quando tudo é favorável é bico! Quero ver ir lá e arrancar esse resultado com sol na cabeça, sem água e com dor!!! Ai sim a gente vê do que as pessoas são realmente feitas!!!
    Agora é descansar (aliás, merecidamente)e tratar esse joelho. E pense que tudo isso é apenas o começo!!! Beijoca
    Ahhh, e esse Vinicius, hein meu???? Menino vale ouro!

    ResponderExcluir
  3. Realmente - Maratona não é mole nãooooooooo..Só quem vivencia sabe do que se trata o assunto.. Boas provas.. Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Pat, Parabéns!!!

    Correr com você sempre será um prazer!!!
    Sei bem a guerreira que foi ao vencer a dor e chegar com força e alegria no final...

    Minha esposa e a Angelina te adoraram!

    Teremos muitas provas pela frente!!!

    Grande beijo!

    @nunesvinicius

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Pati...
    Agora descansar e colocar esse joelho em recuperação...
    Bjinhos
    JU

    ResponderExcluir
  6. Que beleza hein Pati!
    Parabéns pelos 25K. Eu ainda não cheguei nessa km numa prova, mas já vi que é dureza.

    Agora é ficar um tempinho no estaleiro, né?

    Que a recuperação do joelho seja completa e que o 2o. semestre seja de muitas realizações tb!

    Bons kms pra vc!

    Beijo,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Pati!
    Para quem nem pensava em participar de uma prova de 25 km este ano, você realmente ultrapassou todas as dificuldades com muito brilho. No momento, curta bastante a grande “Alegria e um bocadinho de dor ...” (por causa da conquista, esta deve está valendo muito a pena)!!! Quem sabe um dia chegarei lá!
    Saudações twittersrun!
    @ducau13

    ResponderExcluir
  8. Linda!Parabéns pela prova! Foi muito bom te conhecer e ter a comprovação de que você é mesmo tudo de bom...rsrsrs... adorei! beijos da xurupita Lilian Silva

    ResponderExcluir
  9. Pat, imagino que é o momento de você deixar de lado essa trilha sonora de 'O Rappa': "se meus joelhos não doessem mais..." - força, menina! Refaça seu planejamento, ao menos até a dor desaparecer de vez. Talvez caiba aí um fortalecimento, você vem fazendo? Diante de tanto esforço só posso te dar os parabéns, pois correr com dor no joelho não é para qualquer um - e torcer para que você se recupere logo. beijão!

    ResponderExcluir
  10. Olá Pati, Parabéns pela prova em SP e boa recuperação já que o segundo semestre inicia já com a Meia de Belo Horizonte do Jornal Estado de Minas. É uma pena que a gente não tem se encontrado. Estamos correndo, pelo menos eu e Wu, aos domingos na Lagoa quem sabe uma hora dessa encontramos novamente. Um grande abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  11. Oi, pati! Prazer em revê-la e conhece-la melhor! Se bem que foi só por uns minutinhos, né? Rsrs. Qual seria a sua próxima? Acho que depois do seu joelho se firmar, né? Vai firme! Nos veremos em breve!

    ResponderExcluir
  12. Cara... É incrível ler a sua história e perceber que ela se parece exatamente com a minha e com a de tantos outros corredores que completaram ou tentaram completar a Maratona de SP, seja por melhora na saúde ou pela simples realização pessoal. Realmente esse negócio de Maratona com TV é uma coisa que não satisfaz à nenhum corredor prudente, exceto aos que vão na prova apenas para aparecer na TV fantasiados. Esse horário maluco acaba com qualquer vontade de pensar em correr uma prova supostamente séria como esta. É por isso que outras provas fora do eixo plim-plim tem crescido tanto... Enquanto não se perceber que Maratona não é só dinheiro, a coisa não decola no BR. Pena...

    ResponderExcluir
  13. Oi Pat!
    Adorei ler seu post, nçao sei se sabe, mas estou me preparando para o maior desafio da nminha vida que é correr a Meia do RJ, para a partir daí, ir mais longe. Fiquei muito animada com sua historia. Atpe acontecer a gente fica insegura, mas a corrida nos leva a isso, conhecer e achar incentivo em pessoas que antes nem imaginavamos exisatir. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela prova Pati.
    Desejo também uma excelente recuperação pra você neste seu mês de fisioterapia.
    Sorte e sucesso sempre.


    tutta³³
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Pat!
    Corri os 10 Km. Estava e ainda estou com fasceite plantar. Pena que eu não tinha um Vinícius :(.
    Uma boa recuperação para vc!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu pitaco!